Referência no cuidado com o ecossistema, o Centro de Educação Ambiental de Catanduva Prof. Paschoal Roberto Turatto, o CEA, recebeu 2.225 visitantes nos primeiros oito meses de 2019. Localizado nas dependências do Zoológico Municipal, o espaço oferece conscientização e atividades para alunos e educadores.
De acordo com Roseli Aparecida Fregülia Alexandre, encarregada do setor, entre os temas abordados com os visitantes estão arborização urbana, biodiversidade, além de histórias sobre os 101 anos de Catanduva no quesito meio ambiente.
“As visitas que recebemos são de escolas municipais de Catanduva e também da região, além de diversos projetos educacionais e instituições”, detalha Roseli.
Para garantir maior comodidade, o prédio do CEA passa, atualmente, por reforma estrutural que inclui a substituição de telhas. A melhoria não terá custos à Prefeitura, já que toda a madeira é oriunda de apreensão da Polícia Ambiental. As telhas foram reaproveitadas e a mão de obra é composta por funcionários da Prefeitura.
Com o objetivo de atingir cada vez mais pessoas, a equipe do CEA também realiza atividades externas, que impactaram mais de 400 pessoas, no período, com palestras em núcleos sociais e emvisitas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Central de Gerenciamento de Resíduos e Cooperativa Recicla Catanduva.
Compondo a estrutura da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o CEA é um dos órgãos que dão sustentação ao projeto Arvorear, realizado de porta em porta como forma de incentivo ao plantio de mudas de árvores nas residências de Catanduva. Para informações sobre a visitação ao CEA, o contato é (17) 3521-1671.
Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva
Fonte: Assessoria/Prefeitura